Nuvem assusta moradores do Rio de Janeiro

20 de jan. de 2011

Uma nuvem, parecida com um tornado, assustou moradores do Rio no início da noite do dia 19 de janeiro de 2011. Segundo a meteorologista Marlene Leal, do Inmet, em breve será possível determinar qual foi o fenômeno.



Tornado de baixa intensidade no Rio (Foto: Janaina Suzano)

A formação de uma nuvem, que segundo meteorologistas seria um tornado de baixa intensidade, provocou uma ventania no início da noite desta quarta-feira (19) que deixou várias casas destelhadas e ruas sem luz na Zona Oeste do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

Para a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno pode ser chamado de tornado, provocado pelo aquecimento e umidade do ar. Se estivesse sobre a água, seria uma tromba d'água.

"São as mesmas células de nuvens que causam ventos fortes, granizos e tempestades. O tornado ou tromba d'água se rompe da nuvem, sai em forma de espiral e suga o que estiver na água (tromba d´água) e ou na terra (tornado)", explicou a meteorologista, também depois de ver imagens da formação enviadas pelo G1.
Ainda de acordo com Marlene Leal, o tornado de baixa intensidade se dissipa. "É ótimo que não tenha tocado o solo ou a água", completou.

De acordo com o meteorologista Fernando de Almeida Tavares, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp, o fenômeno visto nos céus do Rio de Janeiro parecia um tornado. "Parece ser um tornado de fraca intensidade, talvez o início da formação de um tornado", disse o especialista, após ver imagens da formação enviadas pelo G1




http://fatoeverdadenoticias.blogspot.com/2011/01/tornado-no-rio-de-janeiro-filmado-50m.html

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/01/752399-nuvem+seria+tornado++dizem+meteorologistas+sobre+tempo+no+rio+de+janeiro.html

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...