Ciclone atingirá o nordeste da Austrália

1 de fev. de 2011


Autoridades australianas alertaram que o ciclone Yasi, que está se aproximando de Queensland, é provável que seja a tempestade mais mortífera em memória viva.

Estado Premier Anna Bligh disse que a tempestade seria "catastrófico" e que o Estado estava enfrentando "um momento assustador".

Yasi foi atualizado para uma tempestade de categoria cinco - o nível mais grave.

O exército está evacuando hospitais na cidade de Cairns, enquanto os residentes em áreas costeiras estão sendo instados a se deslocar para locais mais seguros.

No mês passado, o estado foi seriamente afetado pelas inundações mortais generalizada.

O Escritório de Meteorologia (BM) advertiu que o ciclone Yasi colocados e "ameaça extremamente grave para a vida e as propriedades dentro da área de alerta, especialmente entre Cairns e Townsville.

"Esse impacto será provavelmente vai ser o mais fatal que qualquer um experimentado durante as últimas gerações", advertiu.
Continue lendo a história principal





Se você estiver no abastecimento das regiões que vai ser bastante assustadora .


Yasi, atualmente com 555 quilômetros (344 milhas) ao leste de Cairns e 560 quilômetros a nordeste de Townsville, a previsão para chegar em a terra firm é na noite de quarta-feira .
Em seu centro, a tempestade tem ventos de até 295 km / h (183 mph).

"Nós estamos enfrentando uma tempestade de proporções catastróficas em uma área densamente povoada," a Senhora Bligh disse a repórteres.

"O que tudo isso acrescenta-se a um tempo muito assustador. Nós estamos olhando para 24 horas de ventos muito aterrorizante, chuvas torrenciais, a perda provável de electricidade e telefones móveis.

"As pessoas realmente precisam ser preparádas mentalmente...

Senior meteorologista BoM Gordon Banks disse que a tempestade tem potencial para ficar ainda mais forte depois de chegar em terra firme.

"Como uma categoria forte cinco podemos ver rajadas de vento superiores a 320 km por hora, que é horrível," ABC News da Austrália, o citou como dizendo.

"Se você está no abastecimento das regiões, que vai ser bastante assustadora e que vai continuar e continuar por algum tempo."
Imagem de satélite mostra o ciclone Yasi passar as Ilhas Salomão e Vanuatu em 31 de janeiro de 2011 Yasi ciclone é esperado para chegar à costa australiana na quinta-feira

aeroporto de Cairns foi programado para fechar em quarta-feira. ferrovias, portos e minas de carvão já fecharam.

Em Townsville pessoas foram a aglomeração em torno do aeroporto. Um morador, Tracy Gibbons, disse à Reuters que houve compra de pânico.

"É uma loucura nas lojas. As pessoas estão quase se matando para conseguir comida .

A tempestade mudou de rumo nas últimas 24 horas e agora aparece definido como peças centrais e sul do estado devastado pelas enchentes recentes.

Agora parece provável que atingiu a região de Cairns, mas os meteorologistas dizem que seus efeitos podem ser sentidos por centenas de quilômetros de distância.

As companhias aéreas têm colocado em voos extra para o norte de Queensland para ajudar a evacuar os moradores e turistas, enquanto os turistas têm deixado as ilhas resort.

Cerca de 250 pacientes de dois hospitais em Cairns estão sendo transportadas pela Força Aérea para Brisbane, por causa de inundações .
Vice-Comissário da Polícia de Queensland Ian Stewart pediu que os moradores das áreas afetadas para evacuar as suas casas nesta terça-feira e cabeça sul para regiões mais seguras.

"Em cerca de 0800 amanhã, as previsões é, torna-se perigoso estar dirigindo ou caminhando devido à força dos ventos", disse ele.

Autoridades dizem que as evacuações obrigatórias são susceptíveis de ser executadas em Cairns. Alguns analistas previram até três pés de chuva podem cair em algumas comunidades costeiras.

Yasi deverá ser mais poderoso do que o ciclone Larry, que atingiu em Queensland, em março de 2006, deixando milhares de pessoas desabrigadas.

tradução (drica)

fonte-http://www.bbc.co.uk/

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

0 comentários:

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...